sexta-feira, 1 de junho de 2007

Salvia officinalis







Origem: Bacia mediterranica.

Luz: Sol directo.

Rega:Moderada a escassa. As plantas recém plantadas devem ser regadas mais frequentemente, as já estabelecidas precisam de menos àgua.

Propagação: Pode ser propagada por sementes, mas o método favorito é por divisão de plantas adultas ou por estaca.

Existem vários cultivares disponiveis no comércio. No meu jardim existem 3 variedades além da normal. São elas: S. officinalis "icterina" (com folhas amarelo e verde), S. officinalis "purpurascens" (com folhas de cor arroxeada), S. officinalis "tricolor" (com folhas verdes manchadas de branco e purpura)

As informações recolhidas na net referem q a planta atinge cerca de 60 cm de altura com igual largura. Considera-se também q não resiste à seca. Aqui nos Algarves atinge tamanho mto superior (cerca de metro e meio de altura e igual largura). Tolera também a seca (a minha planta mais antiga, já bem estabelecida, passou bem o verão passado sem ser regada)

É usada como planta medicinal e como aromática na cozinha (é particularmente boa com carne de porco). Tem propriedades antisépticas, antiinflamatórias e antimicrobianas. Pode ser usada em gargarejos para aliviar dores de garganta e ajuda na digestão.

1 comentário:

Nacelio disse...

Adoro ervas. Tomo cha do que tiver. Penso que Deus e tao generoso conosco que colocou ao nosso alcance as maravilhas da natureza, em especial, as ervas medicinais. Estive no Egito e pude observar a intensidade com que eles utilizam a Salvia officinalis. Fazem perfumes, sabonetes, pasta de dente, chas, extratos, temperos, etc. Passei no Great Bazaar, um dos maiores do mundo, localizado no Cairo e comprei folhas secas, por sinal muito barato. Aprendi que tambem e bom usar no banho. Depois de preparar o extrato, usa-o no banho. Depois de tomar banho normalmente e enxugar-se totalmente, coloca-se um pouco do extrato misturado com agua e joga na cabeca - vai ensopando os cabelos e deixando descer por todo o corpo, tambem espalhando-o evitando que caia ao chao. Depois de estar novamente molhado com o extrato e agua, nao enxugar com toalha, deixando-se secar normalmente. A pessoa fica com um aroma agradavel e tambem serve para melhorar a pele, combatendo microbios e bacterias. Os egipcios antigos usavam para espantar maus espiritos e doencas. Acreditavam tambem que colocando folhas secas por na cama, realizaria os sonhos. Passei a usar no banho e estou adorando. Que planta maravilhosa! Obrigado Senhor Deus por tanta generosidade, aleluia!!