quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Visitante indesejado


Encontrei alguns destes nas astes do meu Teucrium hircanum. Não sei o que são, mas tenho cá as minhas suspeitas que não deve ser nada de bom. Como se não bastasse a pobre planta já estar a sofrer com a falta de água que se faz sentir este Outono ainda tinham de aparecer uns parasitas quaisquer a ver se dão cabo do resto!
Já pulverizei a planta com agua e sabão, na esperança que seja o suficiente para matar a bicharada. Se não der resultado lá terei de os catar um a um (como são relativamente grandes deve ser fácil de os apanhar todos)

4 comentários:

CrisB disse...

Argggg...que raio de bicho é esse? Até me arrepiou só de vê-lo!
Este tempo também traz estas coisas esquisitas.
Não os deixes invadirem-te o jardim.
Cris

teresa g. disse...

Não é grande coisa, mas também não é terrível. É uma cochonilha exótica de que não me lembra o nome agora, e é extremamente polífaga, mas por aqui só é problema quando as plantas estão nalgum tipo de stress, ou seja, é um oportunista. Muitas vezes tenho uma planta coberta deles (e portanto bastante enfraquecida) e ao lado uma planta saudável. O combate mais eficaz é corrigir os factores de stress (fome, sede, sombra, etc). E matar os bichos da planta afectada, eu costumo esmagá-los, o que não é uma tarefa muito agradável. Se me lembrar do nome volto cá.

teresa g. disse...

Lembrei-me: Icerya purchasi

gintoino disse...

jardineira,obrigado pela identificação. Os meliantes já foram esmagados! A planta em questão está a atravessar um periodo de stress por causa da seca. Já comecei a regá-la (mas qdo é q raio começa a chover??!!)
cris, este calor fora de época e a falta de chuva só serve para enfraquecer as plantes deixando-as mais susceptiveis a doenças e parasitas...