quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Plano para a horta Outono/Inverno / Autumn/Winter vegetable garden plans

MyPlanImage


Este é o plano para a horta para este Outono/Inverno. Falta semear as favas e as ervilhas, tudo o resto já foi semeado (embora muita coisa ainda esteja à espera de ser transplantada). Ficam ainda duas camas por preencher, para aquelas coisas que só nos lembramos mais tarde.

This is how the vegetable garden will be planted this season. Most of the things are already growing (though some are still waiting to be transplanted), but I still have to sow the peas and most of the broad beans.

11 comentários:

Cathy disse...

Que bela planta!
como se faz isso? Há algum software específico para hortas? onde vai buscar essas imagens/símbolos tão engraçados?

gintoino disse...

Olá, é um software de planificação de jardins. Encontra vários pela net, e alguns com possibilidade de experimentar grátis
Este consegui-o com uma revista de informática já há algum tempo mas nunca o tinha usado

gintoino disse...

Por lapso apaguei o seguinte comentário anónimo:

"Não gostei, ficou tudo muito frio, muito bem arrumadinho como nos jardins americanos onde não se vê nenhuma folha fora do lugar. Gosto mais das hortas e jardins sem planejamento das casas portuguesas com cores misturadas e plantas diferentes se entrelaçando e atrapalhando o caminho da gente e acho que assim fica tudo mais feliz e com cara de lar doce lar. "

A ideia não é gostar ou não gostar...a minha horta está assim organizada, em camas. Facilita-me muito a vida tem-me tornado mais fácil o melhoramento do solo (não tem no entanto o aspecto tão "desarrumado e frio" do desenho) A ideia é mostrar como se pode fazer um plano em que saiba o que é que se plantou onde, por forma a conseguir fazer uma adequada e eficaz rotação das culturas.

Rosa disse...

Eu gosto. ; ) Mas precisava de um software que use a enxada. Ainda não há, pois não?

Anónimo disse...

Você tem razão, reconheço que fiz um comentário infeliz, me desculpe, mas acho que dá tempo de consertar:) Assim como está organizando facilita e melhora muito a produção da horta, e parabéns pela dedicação, quem dera houvesse mais pessoas como você interessadas e com disposição para cultivar a terra com inteligência respeito.

gintoino disse...

Rosa, hehehe, isso acho que não há...de qualquer dos modos tenho usado a enxada cada vez menos agora que decidi aderir ao "No dig gardening"

gintoino disse...

Anónimo, obrigado pelas suas palavras. E não havia necessidade de pedidos de desculpas, cada um tem a sua opinião e pode manifestá-la desde que não desrespeite o outro :)

horticasa disse...

Que linda que está assim na imagem, também eu tento arrumar, faço separações com tábuas até para não sujar os pés quando vou colher ou mondar mas, quando as coisas começam a crescer fica uma confusão!!
Parabéns pela horta sempre, bj

Ana disse...

Gostava apenas de dizer que gosto muito do seu blogue e que a minha horte não tem memso nada o aspeto da sua!

Paciência..... Bom,a minha ainda está a começar!!!!!!

Pelo que me lembro de ler, mora na zona Sul do país, não é?
Pena, pq gostaria de trocar ideias consigo sobre o q plantar e qd.

Por aqui, perto do Porto e rente à costa, é areia pobre, que deveria ser estrumada com muito estrume verdadeiro! E tb comprar uns camiões de terra para misturar!!!!

Para já é apenas possível comprar esterco e adubo. Tb pus/puz (desculpe, branca!!!!! qual é o verbo!!!!????)sulfato de ferro na tangerineira, laranjeira e ameixoeira. Usava no limoeiro e dava-lhe mesmo força!!!!

Semeei alhos misturados com favas (erro de principiante, pq as favas vão abafá-los, mas pronto!!!, ervilhas, e faltam as ervilhas de quebrar! Semeei alface 4 estações naqueles quadrados pretos, para transplantar! tenho uns 12 pés na horta, mas 4 melaram com a chuva....estavam praticamente acabados de plantar!!!

Até um dia destes!

Teresa Chambel disse...

Olá, adoro o plano da sua horta e sou uma fã do seu blogue ! também gosto de jardins ( faço deles a minha profissão pois sou paisagista) e adoro gatos, tenho dois que adoptei, são os meus grandes companheiros de jardinagem !
Parabéns pelo seu blogue e obrigado pela partilha

Anónimo disse...

Podes dizer qual é o nome do software? O site dele, email dos developers? O que for possível para que possa arranjar?