segunda-feira, 18 de julho de 2011

Noticias do galinheiro / News from the hen house

DSC_0100-5

Este foi um ano muito bom e muito mau para as miúdas. Por um lado construí um galinheiro bastante maior que o antigo passando as galinhas a dispor de perto de 40m2 para passear (em vez dos 12m2 de que dispunham anteriormente), mas por outro lado perdemos uma das miúdas. A Lola, bastante aventureira mas pouco esperta resolveu evadir-se e passear na horta. Isto aconteceu quando não havia ninguém por perto, e a pobre acabou por cair na boca dos cães.

Good things and bad things happened in the hen house this past few months. The pen was rebuilt and enlarged, meaning that the girls have 3 times more space then they used to have to walk around, but on the other end we lost one of the girls, Lola decides to escape from the pen and ended up neing caught by the dogs.

DSC_0034-18

Para compensar a perda de uma das miúdas acabei por comprar mais 3, que trouxeram a reboque um garboso rapaz. Assim agora, além das 3 "Sureñas" originais temos um casal de "Preta lusitanica" e duas "Pedrês", ambas raças nacionais e ameaçadas.

So, to make up for Lola's death we decided to buy a few more girls. Only this time a boy came with them. This time I managed to find portuguese breeds, "Preta Lusitanica" and "Pedrês".

DSC_0038-16

DSC_0067-10

Vamos então às apresentações, as Pretas Lusitanicas são o Zebedeu e a Zulmira, e as Pedrêses a Floripes e a Florinda. São raças mais pequenas que a Sureña e isso nota-se bem no tamanho dos ovos, mas por outro lado são muito mais calmas e menos medrosas.
O plano é tentar criar "Preta Lusitanica", embora este ano a coisa não tenha corrido bem. De 12 ovos apenas um chocou mas o pinto morreu em poucas horas. Esperemos que a coisa corra melhor para o ano que vem.

Também pela primeira vez tive animais doentes. Duas das galinhas desenvolveram pneumonia e tive de as trazer para dentro de casa para as poder medicar (sim, porque apanhar uma galinha duas vezes por dia para lhe enfiar antibiótico bico abaixo, é tarefa quase impossível se ela estiver solta no galinheiro). Felizmente correu tudo pelo melhor e ao fim de uma semana de antibiótico puderam regressar ao conforto do galinheiro.

So, lets meet the new guys, shall we? The first ones are Zebedeu and Zulmira, a couple of "Preta Lusitanica" and the other two girls are Floripes and Florinda two young females of "Pedrês". Both are rare and endangered breeds and I have plans start breeding "Preta lusitanica". The first attempt didn't go too well, as only one egg hatched and the chick died within a few hours. Next time it will be better, I hope.

10 comentários:

chaiselongue1 disse...

Sorry to hear about Lola. Good luck with the new chickens and with hatching the rare breed chicks next time.
I've changed my blog to wordpress:
http://olivesandartichokes.wordpress.com/

Uma Horta no Minho disse...

Ai que espectáculo! Adorei os nomes das "moças" (risos).
E o Don Juan, não tem nome?...
Cuidado...Não lhe chame Sócrates...pois aí as moças pedem o divórcio...
Excelente post!
Saudações,
António

Ana Maria B disse...

Que linda capoeira! Acho que vou tirar o modelo. As galinhas são muito bonitas. Porque é que uma tem argola na perna?
Tenho uma prima, com longa experiência na reprodução de galinhas, que põe sempre os ovos todos debaixo de garnizés. Parece que são muito boas chocadeiras e tratam os pintos e patinhos como se fossem delas. Vêm-se aflitas, para abarcar tudo, mas conseguem. Ela também isola a galinha choca das outras galinhas. E dos outros animais, claro.
Espero que para a próxima corra bem.

Jolly Isaiah disse...

Olá Gintoino!
Que bom estares de volta, estava farto de ver brócolos :P

Adoro as galinhas, as minhas favoritas são as Pedrêses (acho que são essas, as mais pequenitas e sarapintadas). E o Draco.. Está tão grande, nem parece o mesmo!

Fico à espera de mais actualizações ao blog, principalmente quanto for altura das colheitas ;)

Z disse...

Até que enfim, pá.

Para não estar a comentar tudo, destaco a fera que tens a guardar o galinheiro! Assustador! :P

gintoino disse...

Chaiselongue, I've been there already ;) Seems like lots of peolple is moving to wordpress...
Beautiful aubergines, by the way ;)

Antonio, então...o moço é o Zebedeu! ;)

Ana Maria, a argola na pata é uma anilha. As anilhas servem para atestar a pureza de raça, o ano de nascimento.

JI, :)

Z, naaa, não estáa guardar o galinheiro, está a ver se consegue pilhar alguma galinha, essa é q é essa! ;)

tecaestrabon disse...

Bom!!! Aí está ela.
Fiquei feliz de rever a Maria Antonia.

Ana Mourão disse...

Benvindo de volta. Onde arranjou as Perdês? Foi ovos ou pintos? O galinheiro está um espectaculo e as pequenas parecem muito felizes.
Ana Mourão

gintoino disse...

Ana Mourão, comprei-as ao Quintal pavos (http://www.quintalpavos.com/), e eram frangas de 3 meses. Eu fui lá buscá-las mas enviam por transportadora

Ana Mourão disse...

Obrigada Gintoino,
Já entrei em contacto.
Ana