sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Helicópteros





Vi-as há uns dias pela primeira no jardim. Voando como pequenos helicópteros de planta em planta. Estranho, tendo em conta que por aqui perto não há cursos de água nem lagos, e tanto quanto sei as libélulas costumam frequentar zonas húmidas, onde se reproduzem. Eram duas...voavam pelos ares em perseguição uma da outra, num balet aéreo interompido apenas por breves momentos em que pousavam para descansar. Não as consegui apanhar no ar (nem eu sou tão bom fotógrafo, nem a minha máquina dá para essas coisas..), mas as fotos tiradas durante as pausas compensam bem!

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Daninhas...?


Desde há umas semanas que passava por elas e pensava "Tenho de tratar disto..estas beldroegas estão a transformar-se numa selva...". Hoje finalmente decidi-me, peguei na enxada e comecei a arrancá-las. E como não se tratavam de umas ervas quaisquer, mas sim de beldroegas, enchi-me de coragem e em vez de atirar com elas para o compostor decidi lavá-las e arranjá-las. Uma hora depois fiquei com mais de um quilo de beldroegas que, se tudo correr bem, hão de dar umas boas sopas!

Uma noite...






Uma noite de chuva foi quanto bastou para este muro ganhar vida e se recobrir de musgos e fetos. Ainda perguntam porque é que estou ansioso pela chegada do Outono?

Cores de Outono

Paeonia broteroi

Iris foetidissima


Embora ainda faça calor (muito calor para o meu gosto) já vai cheirando a Outono. As noites já estão mais frias e já se sente no ar um cheiro a humidade, anunciando a estação que se segue. No jardim poucas alterações há...mas no campo já se encontram frutos prontos a soltarem as sementes que hão de dar origem à próxima geração.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Recordações






Ando demasiado cansado para fazer um post como deve ser, por isso aqui ficam umas fotos de silvestres...recordações de quando ainda havia flores no campo...

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Beija flor



Esta é uma borboleta que queria fotografar há muito. Provavelmente o insecto que mais me fascinava na infância quando o via no jardim de casa de uns amigos dos meus pais. Durante muito tempo pensei tratar-se de beija flores, as pequenas aves que se alimentam de néctar. Só mais tarde descobri que se tratava de um insecto e não de uma ave, o que não diminuiu nada o fascínio.
No meu jardim, vá-se lá saber porquê não abundam as borboletas, por isso qual não foi o meu espanto ao encontrar esta em particular a voar em volta das flores do Caryopteris x cladonensis. Gosto de fotografar insectos (acho que já deu para reparar) mas fotografar esta borboleta deu-me especial prazer. Não sei o nome da espécie, mas também não interessa nada...para mim há de ser sempre "o beija-flor"

Portei-me bem...


Desta vez portei-me bem...consegui resistir! Limitei-me a comprar a arvore que queria, ignorando o apelo das suculentas, dos cactos em promoção, dos lírios em flor... Entrei, escolhi e saí com a arvore na mão, o mais rápido possível, não fosse o diabo tecê-las e acabar com mais não sei quantos vasos no carrinho de compras...É uma Albizia julibrissin, arvore de copa larga que daqui a uns anos deverá dar uma sombra considerável. Por agora vou só mudá-la de vaso já que o vaso em que se encontra é mínimo e quando o tempo estiver mais favorável será plantada no jardim.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Novas plantas



Começo a ficar desconfiado que contraí uma qualquer maleita que me torna incapaz de resistir ao apelo das plantas nos garden centers...No outro dia voltei a correr os garden centers, só pra ver se encontrava uma arvore em particular que quero plantar no jardim. Cheguei lá compenetrado na minha missão, ia só à secção das árvores via se havia e se não houvesse ia procurar noutro sitio. Tudo correu bem até que ao vir embora (sem a árvore que ia à procura) fui obrigado a passar junto à secção das suculentas. Ainda tentei seguir em frente, não olhar, mas quando dei por ela já estava com um vaso na mão. "Hum, esta é tão gira...e já que não levo a arvore sempre posso levar um vasito pequenino..." Acabei por trazer 4, 3 suculentas e uma Perovskia (afinal à tanto tempo q andava à procura de uma...e nunca tinha encontrado...e estava barata...e era mesmo o que ficava bem "naquele" canteiro...etc etc etc). Amanhã tenho de ir a outro garden center, onde sei que existe a arvore que procuro....resta saber se a vou comprar só a ela ou se venho carregado com mais não sei quantas plantas que não vou à procura mas que vou descobrir que "tenho mesmo de ter"!

terça-feira, 21 de agosto de 2007

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Surpresas

Afinal há novidades no jardim dos gatos. Parece que nem tudo são flores secas e arbustos sem flor. A buganvilea, plantada há cerca de 5 anos resolveu florir pela primeira vez. Parece que adivinhou que estava nos meus planos arrancá-la e acabar com a frustração de ter a unica bouganvilea não florida de todo o Algarve. Lá terei de lhe dar mais uma hipotese, pode ser q desta se resolva a crescer como deve ser...

O Helianthus tuberosus foi comprado num supermercado, mantive-o num vaso a ver se "arrebitava" mas como continuava com um ar miseravel acabei por o por na terra, sempre pensando qua acabaria por morrer. Esqueci-me dele até que no outro dia enquanto andava a arrancar ervas daninhas dei de caras com esta flor. Parece que acabou por sobreviver e está com muito bom aspecto. No Outono vou mudá-lo para um sitio onde se possam ver melhor as suas flores.


terça-feira, 14 de agosto de 2007

Cigarras


Desde miudo que as cigarras são para mim um animal mitico. Algo de que se sabe que existe porque se ouve falar nele, ou neste caso porque se ouve o som que emite. Desde sempre que associo esse som ao inicio do verão, aos primeiros dias de calor sufocante onde a unica coisa que apetece fazer é estar sentado à sombra com uma bebida fresca a ouvir o som das cigarras. No entanto nunca vi nenhuma, mesmo quando me aproximava pé ante pé o raio do bicho dava sempre por isso calando-se imediatamente e tornando virtualmente impossivel a sua localização.


Qual não então a minha surpresa quando, ao sair para regar os vasos que estão no alpendre deparei com uma cigarra em cima da mesa. Estava ali! O animal que tantas vezes tinha tentado ver em vão estava ali, como que à minha espera. Passada a surpresa inicial corri a buscar a camara e fotografei, fotografei até não poder mais de todos os angulos, ao perto, ao longe,de frente, por trás... não podia correr o risco de não ficar pelo menos com uma fotografia boa, afinal sabe-se lá se, e quando é que outro encontro destes acontecerá!

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

sábado, 11 de agosto de 2007

Despedidas


Os Agapanthus despedem-se. Estiveram em flor durante quase dois meses, agora é hora de encerrar o espetaculo. Para o ano há mais!

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Dramas da vida real


Andava eu a fotografar os Cistus no caminho que sempre faço com os cães quando me deparei com esta cena. Embora sinta pena do coitado do escaravelho não posso deixar de me sentir fascinado com a aranha que consegue caçar e matar uma presa bastante maior que ela.

Novas plantas

Echeveria Black Prince
Echeveria ciliata
Echeveria Lola
Echeveria diminuta
Graptopetalum bellum

Na minha ultima visita aos garden centers da zona (como quem não quer a a coisa, só pra ver o q havia...), acabei por trazer 6 plantas novas (5 Echeverias e 1 Graptopetalum ). Eu já devia saber que isto de ir ver só o que há nunca dá bons resultados e acabo sempre por vir com alguma coisa para casa...


Por agora vou pô-las em vasos maiores (aqueles em q estão são minimos) e depois estou a pensar em arranjar-lhes um sitio no jardim.




terça-feira, 7 de agosto de 2007

Finalmente bom tempo!

Depois de algumas semanas de tempo insuportavelmente quente, finalmente a temperatura baixou para uns agradáveis 28º. Que me perdoem os fãs do verão e das suas temperaturas escaldantes mas eu não podia ficar mais radiante! São só vantagens! Senão vejamos...está fresco mais ainda suficientemente agradavel para andar de mangas curtas e calções, está fresco o suficiente para podermos sentar-nos numa esplanada a tomar um café sem termos aquela sensação que vamos derreter e tranformar-nos numa poça de suor, está fresco o suficiente para podermos disfrutar do jardim, fresco o suficiente para as plantas não ficarem tidas murchas e a implorar por rega, está ainda bom tempo para se poder dar um salto à praia que, se tudo correr bem não estará apinhada de turistas e respectivas familias (nestes dias os turistas preferem infernizar a vida a quem precisa de ir fazer umas compras ao supermercado ou precisa de se deslocar de um lado ao outro do algarve numa estrada entupida de automoveis). Enfim, se eu mandasse o verão seria sempre assim...agradavelmente fresco! (qto aos turistas...perdoem-me este desabafo de quem acabou de demorar 50 minutos a fazer um percurso que normalmente se faz em 15...)

domingo, 5 de agosto de 2007

Mais visitantes





Aparecem a toda a hora e por todo o jardim. Perto da bacia de água onde os caes bebem andam todo o dia num corropio. Não sei ao certo de que se alimentam, nem qual a sua utilidade no jardim (suponho que são polinizadoras...), mas acho piada às vespas do meu jardim!

Helenium autumnale




Não pára de dar flor, e ainda bem, o Helenium autumnale.