domingo, 21 de outubro de 2007

De volta!


Depois de uns dias de ausência (muitos dias cris, eu sei) heis-me de volta à blogactividade. Estive ausente, por terras de "nuestros hermanos", não em passeio como gostaria, mas em trabalho. De qualquer modo aproveitei para ver um pouco de Barcelona e posso dizer que é uma cidade magnifica. De tudo o que vi gostaria de vos mostrar esta horta comunitária, situada no coração da cidade. A ideia pareceu-me de tal modo interessante, que tirei a foto como quem fotografa uma das maravilhas arquitectónicas espalhadas pela cidade. Tanto quanto pude perceber qualquer pessoa se pode candidatar a um talhão da horta para aí plantar o que quiser. Numa cidade com aquelas dimensões é uma forma de manter o contacto com a natureza com a vantagem de se poder comer o que se cultiva. Parece-me uma ideia a seguir...

8 comentários:

Crassula disse...

É uma muito boa ideia..sim senhora, numa cidade daquelas dimensões! eu não sabia que faziam isso...uma pessoa está sempre a aprender :)

CrisB disse...

Que bom que já voltaste, como dizem os nuestros hermanos "ya te echavamos de menos".
Há uns tempos vi na tv uma pequena reportagem sobre uma destas hortas comunitárias, penso que na América. Nesse caso era um espaço muito degradado, em que o pres.da câmara optou por o transformar num espaço diferente.
Deve ser muito interessante ver uma horta no meio da cidade. E esta está muito bem cuidada.

Crix disse...

O Prof. Ribeiro Telles anda a defendê-las cá, em Lisboa, há anos e só me parece que estão á espera de o apanhar distraído para aí CONSTRUIR mais um kualker centro comercial.

Ezequiel Coelho disse...

por momentos quis acreditar que a imagem poderia ter sido feita em solo luso!!!...
Ora bolas!!! (neste caso, é mesmo "Ora Tomates!!!")

gintoino disse...

Já tinha ouvido falar destas hortas comunitarias em Inglaterra e nos Estados Unidos, mas ver uma assim ao vivo aqui tão perto fez-me ver q alem de ser uma excelente ideia era algo perfeitamente realizavel no nosso país. Infelizmente como a crix diz...ainda se dá preferencia aos centros comerciais...

Paulo disse...

Olá Gintoino.
Fico contente por te ver de volta. Sentia-se a tua falta. Mas ainda bem que foi por uma boa razão: mesmo em trabalho, pudeste arejar.
Óptima ideia a das hortas na cidade. Em Lisboa quebrou-se o elo com o campo, tal como em Barcelona, daí a importância da manutenção dessas hortas. Há algumas décadas as pessoas ainda cultivavam legumes nos quintais das trazeiras. Esse hábito tem vindo a desaparecer e muitos deles transformaram-se em matagais.

Céu disse...

Olá, queria só dizer, e a propósito da horta comunitária em Barcelona, que no Porto a Lipor tem um projecto já a decorrer que se chama Horta à porta, onde qq pessoa se pode candidatar a um talhão de terra para cultivar. Uma ideia para ser seguida por outros municipios.

Tem sido um prazer ler os vossos blogs.
Verde Trevo

gintoino disse...

céu,obrigado pela visita. É bom saber q por cá tb já se vão desenvolvendo projectos destes.