quinta-feira, 31 de maio de 2007

Teucrium hircanum



Mandei vir pela net, achei graça às "espigas" de flores lilases. É suposto tolerar bem periodos de seca e gosta de terrenos bem drenados (o ideal para o meu jardim). Até agora tem-se portado mto bem com uma rega quinzenal e está finalmente a dar flor.




A informação disponivel sobre esta planta é mto escassa mas mesmo assim achei q valia a pena arriscar. Não parece q me vá decepcionar!

Não me deixam trabalhar...





Juro q saí de casa depois de ter escrito o ultimo post com uma vontade inabalavel (assim pensava eu)de dar inicio à tarefa ardua de carregar gravilha para o jardim! Estava eu a chegar junto do monte de gravilha e vejo um dos gatos demasiado interessado numa velha tina q está lá embaixo. Curioso como sou lá tive de ir ver o q se passava e deparo-me com uma lagartixa presa dentro da tina. Pronto! Lá meto o gato debaixo do braço (n fosse ele dar cabo da lagartixa nos entretantos) e corro até casa a buscar a máquina. Fotografias feitas lá levei o bicho de volta ao muro de pedra de onde, se for esperto, nunca mais volta a sair.

No final as fotografias até nem ficaram grande coisa, mas servem para documentar a ocorrencia ;-)

A ver se desta vou lá pra fora e consigo trabalhar um bocadinho...

Maldita preguiça!

Isto de se ser um preguiçoso incorrigivel tem mais do q se diga! Acordei cedo em dia de folga (não, hoje não tive vizinhos a bater à porta a queixarem-se das maleitas dos bichos) decidido a avançar os trabalhos do jardim. Afinal ainda há muito pra fazer antes de q possa oficialmente chamar jardim a esta parcela de terreno em frente à casa! É, digamos assim um meio jardim!
E lá saio eu todo convencido de q era hoje, estava bom tempo, sem demasiado calor. Era hoje! Ia avançar bastante nos trabalhos do jardim.
Mal saio e levanto a primeira pedra q vejo eu? Uma aranha! Enorme para o q habitualmente aparece por aqui, mesmo a pedir para ser fotografada. Vai daí n me fiz rogado, saco da maquina e lá vou eu click, click, click. Acto continuo, olho à minha volta e milhões de coisas a gritarem por serem fotografadas. Mais aranhas, mais abelhas, mais escravelhos. Passei a manhã toda rendido à preguiça e à fotografia. Não fiz mais do q levantar uma pedra! Por este andar nunca mais vou ter jardim....

Hoje andei às aranhas...











Não sei como se chamam, mas deram umas boas fotos!

quarta-feira, 30 de maio de 2007

São os caracois, os caracolitos






Cães...2


E pra continuar no mesmo registo, e porque vos tinha dito q cá em casa há dois cães, chegou a vez de vos apresentar a Maria Antonia.

Apareceu-me um dia à porta e foi adoptada. Depois de grandes cenas de ciumes por parte do B, unico dono e senhor da parcela canina desta casa, a coisa deu-se e hoje são amigos inseparaveis.Um casal perfeito, sem escaramuças, discussões e outras coisas q tais ;-)

Um verdadeiro cão de caça ao javali, como lhe chamam os meus amigos, passa os dias a vadiar pelo campo (n se deixem enganar pelos 50 cms de altura, consegue saltar um muro de qse 2 metros) onde faz as suas refeições (a bem da verdade nos 5 anos de vida em comum nunca a vi comer...ou vive do ar, ou come sempre fora). O prato de comida está sempre cheio, ou quase (os gatos passam por lá de vez em quando) pelo q me sai muito económica (é só vantagens hehehehe)

terça-feira, 29 de maio de 2007

Cães...


Hoje resolvi, pra ser diferente (temos de agradar a todos ), falar de cães. Cá em casa temos dois, patrulham o jardim e, gosto de pensar assim, guardam a propriedade. Confesso q nunca fui mto dado a cães (pelo menos n da mesma maneira q gosto de gatos), mas qdo me mudei para o campo a questão começou a por-se...tinha q arranjar cães. Cães grandes de preferencia.


Foi então q chegou o B. Sim, chama-se B o meu primeiro cão...B porque não tinha "cara de nada", n havia nome q lhe ficasse bem, B porque todos os nomes sugeridos por toda a gente começavam por B, B porque afinal de contas era o plano B (sempre quiz um Rafeiro do alentejo e afinal "saiu-me na rifa" um Dogue Alemão), B porque sim!



sábado, 26 de maio de 2007

Chuva!

Hoje o dia acordou com chuva. Os gatos não acharam grande piada ao acontecimento a avaliar pelo ar miseravel com q sairam de casa. O mesmo não se pode dizer de mim. Finalmente um dia de chuva!
As minhas plantas agradecem e eu tb. Assim já não tenho de passar horas a regar o jardim (as novas plantas assim o exigem) e posso aproveitar o tempo para fazer outras coisas. É bem verdade q se estivesse um dia solarengo podia passear pelo jardim, fotografar ou até mesmo dar um saltinho à praia , mas sabendo os calores q nos estão reservados para os meses q se seguem não posso deixar de apreciar estas ultimas chuvas antes de o Verão se instalar definitivamente.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Sugestão

Forum of mediterranean climate gardeners é uma mailing list onde se debate a jardinagem em zonas com clima semelhante ao nosso. Muito util para obter informações acerca das plantas mais adequadas ao clima mediterraneo.
Alguem sabe de alguma coisa do genero, mas em portugues? Passei por alguns foruns nacionais mas parece q o principal tema de debate são as plantas de interior.

Jasmim








Este é o Jasmim. O gato do jardim.

Chegou pelas mãos da minha mãe, pródiga em encontrar gatitos moribundos e em vir deixá-los cá com a desculpa de q cabe sempre mais um...


Vinha pele e osso, desidratado, quase morto. Um nico de gato, ninguem dava nada por ele. Três dias depois já corria pela casa, qual diabrete laranja.


Um dia descobriu o jardim, a sua verdadeira casa, e desde aí passa os dias dormindo à sombra da alfarrobeira. A casa vem de vez em quando, quando lhe apetece brincar, quando quer mimos. Nunca fica muito tempo, há sempre muito q fazer lá fora...

terça-feira, 22 de maio de 2007

Promessas

Agapanthus africanus
Anizoganthos flavidus
Cynara scolymus

O porco do meu vizinho

O porco do meu vizinho já está bom! Falo do animal, evidentemente, porque o coitado do senhor não tem nada q se lhe aponte.

A estória é a seguinte: preparava-me eu no outro dia para gozar a minha bem merecida folga dormindo até tarde quando, do fundo dos meus sonhos, oiço a campainha a tocar. Salto da cama, com ar miseravel e em "piloto automatico" (já aqui referi as minhas dificuldades matinais) vou ver quem é o miseravel q ousa perturbar o meu merecido descanço. "Vizinho, venho pedir-lhe um favor" oiço do outro lado do portão. Com um esforço herculeo lá consegui por um ar apresentavel e perguntar o q se passa. "Tenho o porco doente, não se importa de o ir ver?"

Ainda aqui não o disse mas trabalho com animais...daqueles "de colo"... e nunca vi de perto (ou quase) animais de quinta. "Não percebo nada de porcos" respondi a 100 à hora. Ele não se fica e continua a contar-me das maleitas do animal. Que está murchito, que não quer comer, que já foi à farmacia mas o que lhe venderam não serviu pra nada..."Mas o q se passa com o porco?" "Tá com febre...n quer comer...." "Se está com febre deve precisar de um antibiotico" e sem pensar lá me ofereci pra ir buscar umas injecções para o bicho.

Só quando me aproximava da casa caí em mim....tratava-se de um porco, animal q me inspira algum receio (pra não dizer q me pelo de medo deles). O q é q raio eu ia fazer com o porco? "N há de ser nada..."

"O vizinho sabe dar as injecções?" pergunto eu ansioso por nem sequer me aproximar do animal. "Então você não sabe?" oiço de volta. "Tá bonita a coisa..." Enchi-me de coragem, e pra não dar parte e fraco retorqui "Claro q sei, mas era pra ver quem é q vai dar as injecção amanhã!"

E lá vamos nós ver o bixo... Estava em estado miseravel, deitado no chão da pocilga, sem dar ar de si. Depois de muita conversa, e sempre mantendo o meu ar "cool" de quem sabe do q fala e o q faz, lá os convenci a segurar o porco pra eu dar a injecção. "Aqui vamos nós..."

A coisa correu bem, entrei injectei e saí.

Só então achei q devia confessar q nunca tinha trabalhado com porcos. Pelo ar de admiração q todos fizeram a coisa deve ter corrido bem!

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Phlomis fruticosa




Origem: Bacia mediterranica


Luz: Luz solar directa, embora possa tolerar alguma sombra


Solo: Não exigente, desde que com boa drenagem


Rega: Moderada a escassa


Propagação: Por sementes no Outono ou divisão no Outono ou Primavera


A biblografia referre que floresce no Verão. A minha floresce principalmente no Outono e Primavera, mas podem encontrar-se flores durante quase todo o ano. Sobrevive bem sem rega no verão (q o diga a minha que nos ultimos anos só foi regada qdo choveu)

domingo, 20 de maio de 2007

sábado, 19 de maio de 2007

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Salvias




Salvia leucantha:

Originária da américa central e Mexico.


Cultura:

Luz: Sol directo, embora possa tolerar alguma sombra.

Solo: Não exigente, podendo tolerar varios tipos de solos prefere no entanto solos ricos e bem drenados

Rega: Tolera bem periodos de seca

Propagação: Propaga-se por estacas ou divisão


Aqui nos algarves floresce no outono e primavera durante a epoca das chuvas. Deve ser podada no final do verão já que os ramos novos são mto mais bonitos e florescem melhor q os antigos. Podem ser usadas como flor de corte e são optimas para atrair insectos (borboletas principalmente)

Mais flores...

Punica granatum
Leonotis leonurus
Lonicera caprifolium
Dianthus barbatus
Dianthus alpinus

Assim não há quem...

Hoje acordei cedo...ou melhor levantei-me cedo q isto de acordar é processo demorado e doloroso para a minha pessoa! Vou dar uma volta pelo jardim, pensei eu, a ver se ainda faço qq coisinha antes de ir trabalhar...Pensei eu, mas não o fiz, porque ao sair da porta levei de xofre com uma temperatura capaz de fazer derreter as melhores intensões de qualquer um. Impressão minha ou está um tudo nada quente demais para a época? São ventos q vêem do deserto, li mais tarde no jornal enquanto tentava tomar café. Poderia fornecer detalhes mais pormenorizados sobre o fenomeno climatico não fora certa senhora ter decidido sentar-se ao meu lado enquanto gritava para o marido na outra ponta do balcão q ali é q ela gostava de se sentar! Pensem o q quizerem (na verdade nunca me preocupei mto por esconder o mau feitio matinal) mas se há coisa q me incomoda é q alguém venha interromper o meu nebuloso processo de acordar com gritarias. Daí até à minha fuga do café em estado de profunda irritação foi um saltinho. Acabei por nunca saber por q raio os ventos do deserto estão a vir pra cá, o q querem eles daqui, nem quando se vão embora.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Favoritas do momento

Erodium chamaedryoides 'Roseum'
Lupinus chamissonis
Salvia leucantha

Falando de gatos




Porque gosto de cumprir as promessas feitas aqui vai um primeiro "post" sobre gatos. Este é o Zé, também conhecido como Zé Tripé desde que há 2 anos atrás um infeliz "acidente de caça" (ficou com a pata presa numa armadilha pra coelhos) lhe ceifou uma das patas dianteiras. Passado o choque inicial da condição de "tripatico" (choque maior para mim do que para ele devo acrescentar) vive feliz como se nada fosse, mantendo a sua condição de patriarca a quem todos os outros (gatos e cães) se tem de submeter. Vive na minha companhia já lá vão 7 ou 8 anos (o tempo passa sem darmos por isso...) desde que decidiu abandonar a sua condição de gato de rua com refeições incertas e tornar-se um gato caseiro com direito a prato cheio todos os dias. Chamem-lhe parvo!

O meu jardim


Este é o meu jardim! Bem, parte dele, a metade apresentavel, já que o resto ainda parece um campo de guerra...Embora desde há 5 anos tenha a pretenção de ter um jardim, só muito recentemente (desde Janeiro) é q levei essa ideia a sério, pus mãos ao trabalho e resolvi começar a lenta transformação daquilo q era um imenso matagal (onde os cães corriam felizes) naquilo q se pretende q seja um jardim mediterranico, com plantas pouco exigentes em cuidados e sobretudo em àgua. Pra primeiro esforço não está nada mal (digo eu que sou suspeito).
Para os mais atentos, a Phlomis fruticosa de tamanho consideravel já foi plantada há 3 anos, aquando de uma primeira tentativa de fazer um jardim.

Está feito!

É verdade! Criei um blog (logo eu q encaro esta coisa do ciberespaço como ficção cientifica...)
Depois de ter andado por aí a navegar pela blogosfera (galaxia desconhecida até alguns dias atrás) não resisti e resolvi criar eu mesmo (sim, me myself) um blog! E q outro assunto melhor para "blogar" do que a jardinagem? (Não, os gatos não vão ficar de fora, nem os cães e a outra bixarada)
Pretende-se com este singelo espaço (o blog pois está claro!) trocar experiencias no q toca a jardins, jardinagens, plantas, plantinhas, bichos e bicharada. Assim, desde já todos os comentarios, opiniões, experiencias e conselhos são por demais benvindos! (a ver como me corre a coisa!)
Saludos cordiais a todos os bloggers (suponho q seja esse o nome por que nós, eu incluido sejamos designados) q queiram contribuir com comentarios ou até mesmo com uma singela visita a este "piqueno" espaço.