quarta-feira, 11 de julho de 2007

Sementes


A minha saga das sementeiras continua (com o sucesso das cassias tomei-lhe e gosto e agora é ver-me a apanhar sementes de tudo o que me aparece à frente!) Desta vez decidi tentar algo diferente e vai daí semeei uma mangueira ( árvore q dá mangas, e não o tubo de borracha usado para regar...ainda não cheguei a tanto!). Passadas duas semanas (quando eu já começava a pensar que dali não ia sair nada) finalmente apareceu a pequena plantinha que mais tarde, se tudo correr bem há de ser uma mangueira e dar mangas saborosas.


O processo de sementeira é relativamente simples mas tem uns truques...

Depois de comida a manga (parto desse pressuposto já que não consigo imaginar desperdiçar a polpa de tão saboroso fruto) o caroço deve ser lavado para retirar todos os restos de polpa e posto a secar. A secagem deve ser feita em local arejado e à sombra e pode durar até 10 dias.

A eliminação do endocarpo é, no entanto, mais facil se realizada 24 horas depois da lavagem, já que quanto mais tempo passar mais rijo se torna.


Utilizando uma tesoura deve retirar-se o endocarpo (porção fibrosa q envolve a semente) tendo o cuidado de não ferir a amendoa (semente propriamente dita). Este processo possibilita uma germinção mais rápida.


A semeadura deve ser feita imediatamente após a remoção do endocarpo, porque a taxa de germinação diminui com o passar do tempo.


Depois é só esperar, normalmente a germinação dá-se entre 15-25 dias pós sementeira.
(As minhas próximas sementeiras já estão na forja...Verbena bonariensis, e Echinacea purpurea. Segue-se novo post sobre sementes quando houver novidades)


2 comentários:

Francisco Nobre disse...

Boa noite, como estou a fazer um plano para minha mini horta (que já comecei, mas num regime mt lento e em experiência) tenho andado a informar-me sobre alturas de plantação, 'truques' para tratar as pragas (sempre de forma biológica), etc, etc..
Entretanto faço uma pergunta sobre a mangueira... semeou-a em vaso no mês de Julho como aqui reporta, certo? Teve alguma necessidade de 'carregar' a terra com estrume, ou apenas apanhou alguma terra ( o suficiente para encher o vaso) do jardim?

Obrigado e mts parabens pelo blog, leva-me a crer que irei optar por esta opção. eheh de reportar tudo o que faço na horta.
Abr

gintoino disse...

Francisco, Utilizei terra vulgar, daquela q se compra em sacos para por nos vasos.
Obrigado pela visita, votos de sucesso com essa horta :-)