segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Experiencias


Tenho continuado a experimentar com sementes. Tenho uma série de espécies semeadas e embora muitas ainda não tenham dado sinal de vida outras parece que entraram em ebulição
assim que caíram na terra. É o caso das sementes de jacarandá, poucos dias depois de serem semeadas já nasceram e crescem a todo o vapor! Não sei quanto tempo levarão a crescer e começar a florir, suponho que muito, mas eu sei esperar...
Por nascer estão mangas, maracujás, abacates, pancracios, salsa e coentros. Por semear estão uma série delas (a minha colecção de sementes está enorme!)

9 comentários:

Luciano Lema disse...

e como vão os abacates? eu também estou a tentar germinar alguns. já se passaram umas três semanas mas ainda nada.

gintoino disse...

um deles já germinou e está qse bom para plantar os outros ainda nada. Utilizei 2 métodos diferentes, um deles consiste em cortar o topo da semente e embrulhá-la em papel humedecido, o outro é o metodo tradicional de colocar num copo com agua. O primeiro método parece-me funcionar melhor, as sementes germinam mais depressa. A semente q está na àgua ainda n deu sinais de vida e já lá vão 3 semanas

dhenny disse...

tem outro modo de fazer germinar as sementes de abacate , é so retirar a pele que cobre a semente e enterrar deixando uma pontinha fora da terra , em poucos dias germinarão. é assim que faço e da certo . boa sorte

gintoino disse...

dhenny, vou experimentar essa técnica com o próximo! Obrigado

CrisB disse...

Gintoino, tens Pancratiums semeados? O ano passado também semeei. demoraram uns dois meses a nascer. Mas cresceram lindo. Agora estão a secar as folhinhas.
Bela sementeira tu tens :)
Eu por cá ando às voltas com as sementeiras de bolbosas, mas há algumas que não querem nascer.
Boa sorte.
Cris

gintoino disse...

cris, semeei uma serie deles, desse apenas um está a dar sinais de vida (mas ainda n produziu folhas, está a lançar a raiz ainda) alguns apodreceram e os outros...estamos à espera!

Espaço do João disse...

Os jacarandás propagam-se com facilidade e levam cerca de dois anos a dar as primeiras flores.Quanto ás abacateiras a forma mais engraçada de as fazer germinar é a seguinte;- Toma-se a semente, espeta-se 3 palitos, introdus-se num copo cheio de água e verificamos toda a evolução da germinação. A semente fica semi mergulhada na água. Algumas espécies não precisam de enxerto, outras há que são necessárias enxertias. Há várias maneiras de enxertar, se quizer saber como, é só dizer. Tenho feito várias experiências com as enxertias e verifico que uma das maneiras qualquer pessoa sabe fazer. Nota os jacarandás devem ser tutorados desde muito novos, visto terem muita tendência para se curvarem sem jeito algum .Escreva para Espaço do João . um abraço do joão Sousa

gintoino disse...

joão, e como é q se sabe quais precisam de ser enxertados e quais não? (complicada esta coisa dos enxertos ;-) )

Anónimo disse...

Olá, eu sou uma rapariga que vive em Portugal e ama tudo o que é árvore de fruto e flores. Costumo fazer intercâmbio de sementes com pessoas de outros paises.Se você estiver interessada em fazer intercâmbio de sementes entre em contacto comigo, tenho sementes de muitas qualidades de árvores de fruto e flores. meu e-mail é :
cfma9191@sapo.pt
Obrigada,
Ana