segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Melhorar o solo / Mulch and fertilizer, two steps for a better soil



DSC_0034-4
Desde que comecei a horta um dos meus maiores problemas tem sido o solo. Pesado e com pouca matéria orgânica é muito difícil de trabalhar, seca com facilidade no verão e não é tão fértil como eu gostaria. O adubos comerciais podem parecer uma boa solução para aumentar a fertilidade, mas na verdade pouco mais fazem do que promover o crescimento das plantas sem trazer nada de bom ao solo. Daí que este  ano, à semelhança do que já fiz no passado tenha decidido voltar a cobrir o solo com palha. A palha tem várias vantagens, protege o solo e os seus habitantes (que de bom grado degradam a matéria orgânica e a transformam em nutrientes facilmente assimiláveis pelas plantas), evita que a terra seque tão depressa  e como passar do tempo vai-se decompondo e servindo como fonte adicional de matéria orgânica. A matéria organica  melhora a qualidade do solo porque além de forner nutirntes melhora a textura do solo tornando-o mais arejado e solto (logo facilitando a penetração das raizes) e ajuda a conservar a humidade.

I've been reading "The Organic Way to Mulching" which, obviously,  made think about mulching. Mulching is important in the vegetable garden because it protects the soil and with time it helps improving it. Mulch keeps the tiny soil creatures protected from sun and desiccation, so that they are free to do their job. With time mulch (if organic) will decompose and be incorporated in the soil improving it. Mulch also helps to keep the soil moist and diminishes the need to water your garden. So I decided to mulch my vegetable garden with straw. The straw will decompose and turn into organic matter that will much improve the soil. Organic matter makes the soil looser, aerated facilitating  root growth.
 DSC_0002-6

Além da palha, este ano arranjei estrume de cavalo já compostado que adicionei a todas as camas. Embora já se note a diferença entre o solo das camas e o solo não trabalhado que as rodeia ainda lhe falta muita materia organica (apesar do composto e estrume). Outra experiencia que fiz este ano foi a de enterrar directamente numa das camas os restos da cozinha que deveriam ir para o compostor. Deste modo, acho eu, serãodirectamente compostados e integrados no solo. Essa cama só será plantada na primavera de modo a que o processo de compostagem se complete.

Added to the straw mulch I also mixed horse manure in every bed. The manure was already well composted so I could use it right away. This will increase the amount of organic matter in the soil, which is one of my main goals since the biggest problem of my soil is lack of organic matter. I aslo tried something new (as an experiment in one of the beds) which is to bury all the vegetable matter that would be tossed in the compost bin. This way it will decompose directly in the soil and be immediately incorporated. We shall see how it works.

7 comentários:

horticasa disse...

Acho muito bem o que faz com o solo,
este ano vou voltar a fazer as camas com as próprias ervas daninhas, conforme vou ceifando vou-as espalhando a cobrir toda a área.
As que fiz no verão resultaram, a terra ficou mais fofa e tenho menos daninhas...
bj eugénia

Etiene Oliveira disse...

Não me canso de olhar seu blog. maravilhoso. Inspirador...
mandei o link para uma amiga...
Abraços

Graça Noronha disse...

Olá,

É bom não esquecer que a compostagem é um processo aeróbico, ou seja, que precisa de ar (oxigénio) para se realizar. Quando se enterram os materiais verdes dá-se uma decomposição da matéria orgânica, mas não é composto.

Anónimo disse...

Neste blog fiquei sabendo que existe melancia amarela, beterraba amarela e agora framboesa amarela, são trangênicos?

gintoino disse...

Graça Noronha, talvez tenha razão (embora nas camadas superficiais do solo haja oxigénio suficiente para não ser considerado um ambiente anaeróbio)mas se a matéria verde for decomposta irá enriquecer o solo, não?

Anónimo, nada que ver com transgénicos, são pelo contrário variedades antigas e tradicionais, que, infelizmente, há muito desapareceram dos mercados.

Minha Casa - meu corpo disse...

Olá eu sou a Amiga da Ettyene. Recebi seu link, Agora sou sua seguidora me encanta como você se expressa e a qualidade do seu blog. Incluindo as fotos que são lindas, Parabéns, Helenice Baêta.

janine disse...

Já li seu blog de "cabo a rabo", como dizemos no Brasil. Não sei se vocês usam esta expressão em Portugal, mas quer dizer inteiro.
Seu blog alimenta meu sonho rural. Moro em Copacabana, no Rio de Janeiro, no meio da selva de concreto e aço, mas mantenho o sonho de viver no campo quando me aposentar.
Enquanto isso, tenho horta no meu apartamento e cozinho com o pouco que produzo.
Minhas receitas vão para o meu blog (www.donateteia.wordpress.com).
Queria ver o que fazes com esta sua produção maravilhosa.
Publique as receitas!
Parabéns e obrigada pela inspiração!