domingo, 4 de janeiro de 2009

Todos os jardins deviam ter uma... / Why every garden should have a pomegranate

jardim 4580

Quando comprei a casa já cá estava a romãzeira. Não faço ideia da idade que tem mas a ver pelo seu tamanho (e atendendo ao facto de a casa ser de 1914) já deve ser bastante antiga. Toda a gente me aconselhava a deitá-la abaixo, por este ou aquele motivo, mas nunca me convenceram. Na minha opinião esta árvore é e sempre será parte integrante deste jardim.

The pomegranate tree was here already when I bought the house. I have no idea of its age, but I by its size I would guess its rather old. Lots of people tried to convince me to get rid of it (don't ask me why, I never understood it) but I had my mind set on keeping it. It will always be a part of my garden.

jardim 4648

Os motivos para gostar dela são variados. As flores vermelhas na primavera...

The reasons for liking it so much are many. Starting by its beautiful red flowers in spring...

jardim 4796

Os frutos no Outono...

Fruits in Autumn...

DSC_0576

O facto de atrair tantos animais e servir de alimento a aves e insectos nesta época do ano em que o frio aperta e o alimento escasseia.

And all the wild live that it attracts, specially during winter time when birds and insects come to feast on its fruits...

DSC_0581

DSC_0041-3


DSC_0101

E se tudo isto não vos convenceu a plantar uma deixo-vos a fotografia de uma romã madura, pronta a comer. O sabor imaginem-no vocês...

And if all this didn't convince you to go and buy a pomegranate tree mabe the picture below will....

DSC_0006

9 comentários:

ameixa seca disse...

Todas as pessoas deviam ter um jardim :) Eu devia ter uma jardim. Não tenho e, por isso, atiro-me às romãzeiras vizinhas porque ninguém lhes dá valor. Eu adoro essas sementinhas :)

Lisa at Greenbow disse...

I don't know why anyone would want you to get rid of your tree either. It is beautiful in every way.

Ezequiel Coelho disse...

Em cada mil razões... duas poderão ser para deitar uma árvore abaixo... as restantes serão seguramente para a manter viva!
Um abraço e Feliz Ano Novo!

teresa g. disse...

Seria um pecado pô-la abaixo! Não fazia ideia que a bicharada gostasse tanto dela!

estrelaestrábica disse...

Parabéns pelo Blog, é uma delícia: ) Os pássaros, os frutos,as árvores, as flores, as cores...os gatos. Está de vêr e chorar por mais!

chaiselongue disse...

I agree - every garden should have a pomegranate tree. I want one ... maybe next year! This week I've learnt a new Occitan wish - Bon anada, plan grenada - which means happy new year and good seeds for the year, but I like to think it also means 'grenade' = pomegranate!

A. disse...

A sua é romãzeira é linda!! Eu plantei uma no nosso jardim mas, ainda é novinha e demora a crescer... ainda não deu flor nem romãs mas, vamos esperando...
De qualquer modo é uma bonita àrvore, das minhas preferidas, por isso a escolhi e vou observando o seu crescimento...
Cumprimentos,
E Bom Ano Novo!

Nuno Carvalho disse...

Que fotos maravilhosas!

Lili disse...

Eu também quero!!!!