domingo, 29 de julho de 2007
sexta-feira, 27 de julho de 2007
Já estão quase!
Echinaceas
Revolta!
Ouvi ontem nas noticias que os centros de recuperação de vida selvagem vão deixar de receber fundos do estado e têm portanto que arranjar donativos para poderem continuar a funcionar!Que raio de país é este, onde intituições como estas, com uma função importante na manutenção e recuperação de animais selvagens, muitos deles pertencentes a especies ameaçadas, têm de viver de esmolas?
Identificado!
O escaravelho do post anterior está, finalmente, identificado. Trata-se de um escaravelho rinoceronte, Copris hispanus. (obrigado greenman).
Trata-se de um escaravelho coprófago (que raio andava ele aqui a fazer?)
Trata-se de um escaravelho coprófago (que raio andava ele aqui a fazer?)
quinta-feira, 26 de julho de 2007
Pennisetum
quarta-feira, 25 de julho de 2007
Estranhas visitas
Os visitantes deste jardim estão a tornar-se cada vez mais "estranhos". Agora foi a vez deste escaravelho (especie não identificada...ainda...). Fui dar com ele sobre a mesa do alpendre onde estão os vasos com as plantas recentemente compradas e à espera de serem plantadas no jardim (provavelmente só daqui a 2 meses quando a temperatura baixar). Para os que começarem a estar fartos de ver insectos por aqui (qualquer dia acusam-me de ter um blog de entomologia e não de jardinagem) a explicação é simples...as plantas do jardim estão quase todas em repouso, não havendo coisas novas para mostrar. Os trabalhos de construção do resto do jardim também estão parados devido ao calor e à maldita dor de costas que não me larga, por isso tenham paciencia...logo que haja "novidades vegetais" serão fotografadas e publicadas ;-)
Gladiolus callianthus
Finalmente abriu a primeira flor de Gladiolus callianthus (syn: Acidanthera bicolor). Dos 60 cormos plantados há cerca de 2 meses é o unico que floriu até agora. É uma planta originaria da Africa do Sul, pouco exigente quer na qualidade do solo, quer na quantidade de água de rega (uma vez estabelecido necessita de pouca água). As flores, além de bonitas sáo perfumadas, o que a torna ainda mais atraente. Floresce desde o inicio do Verão até ao Outono (esta será só a primeira de muitas se tudo correr bem).
Com o tempo reproduz-se por meio de pequenos cormos originando macissos cada vez maiores.
Com o tempo reproduz-se por meio de pequenos cormos originando macissos cada vez maiores.
terça-feira, 24 de julho de 2007
Silvestres em Aljezur II
Finalmente consegui arranjar tempo (e paciencia) para tentar identificar as silvestres do ultimo post. Fica por identificar a primeira (poderá ser uma Daucus gingidium mas tenho sérias duvidas).
A segunda é um Convolvulus arvensis, a terceira um Eryngium campestre, a quarta Sedum sediforme, e a quinta uma Euphorbia segetalis.
Obrigado ao paulo, cris, ez e jardineira aprendiz pelas contribuições (a ver se conseguem identificar a primeira...eu vou continuar a tentar)
A segunda é um Convolvulus arvensis, a terceira um Eryngium campestre, a quarta Sedum sediforme, e a quinta uma Euphorbia segetalis.
Obrigado ao paulo, cris, ez e jardineira aprendiz pelas contribuições (a ver se conseguem identificar a primeira...eu vou continuar a tentar)
segunda-feira, 23 de julho de 2007
Formigas
Para onde quer que se olhe elas estão lá...as formigas! Ainda não decidi se são benvindas ou nem por isso. Constroem formigueiros em toda a parte, abrem carreiros pela gravilha que cobre os canteiros, "criam" pulgões que se alimentam das minhas plantas (ainda não me esqueci da praga que assolou o jardim há coisa de um mês)... Para já só lhes encontro uma utilidade...dão boas fotografias!
sábado, 21 de julho de 2007
Gatos
sexta-feira, 20 de julho de 2007
Jardim
Apesar de não estar no seu melhor (poucas flores no momento) aqui vão umas fotos do meu jardim nesta altura. Já dá para ver que as plantas cresceram imenso desde o inicio do ano (altura em que foram plantadas).
Quando voltarem as chuvas vai começar tudo a crescer novamente e a dar flor. Vai ser uma explosão de cor (assim espero pelo menos, hehehe)
quinta-feira, 19 de julho de 2007
terça-feira, 17 de julho de 2007
Mangueira
sábado, 14 de julho de 2007
sexta-feira, 13 de julho de 2007
Aranhas
quinta-feira, 12 de julho de 2007
Novidades
Esta altura do ano, embora não seja a mais propicia a novas plantações (pelo menos aqui no clima algarvio) é também, infelizmente a altura em que aparecem mais plantas e flores à venda nos garden centers. Assim torna-se impossivel resistir à tentação e lá venho eu com novas plantas para casa. É o caso de dois Pennisetum que nunca tinha visto à venda (ou se já não me chamaram a atenção por não estarem em flor). E agora? Não acho seguro plantá-los já (o sol está muito forte e as temperaturas demasiado elevadas) por isso acho que os vou manter em vasos debaixo do alpendre (onde além de não apanharem tanto sol me é mais facil regá-los duas vezes ao dia) à espera de época propícia à plantação.
Acidentes de percurso
A temperatura tem vindo a subir e, apesar de todos os cuidados dispensados é inevitavel que algumas das novas plantas venha a sofrer com isso ou mesmo a sucumbir. É o caso do Erodium chamaedryoides, que acabou por morrer vitima do sol escaldante apesar das regas quase diarias (um outro exemplar q está plantado numa zona mais sombreada vai-se aguentando bem). O Anizoganthos flavidus, o Lupinus chamissonis e as Bergenia cordifolia tambem dão mostras de algum stress mas vão-se aguentando. A Salvia officinalis "icterina" tambem morreu mas desta vez por um "acidente de viação" (foi atropelada por um certo Dogue alemão e não resistiu aos "ferimentos"). São acidentes de percurso que servem para nos ensinar...
No geral o jardim está com muito bom aspecto e as plantas parecem felizes.
Rudbeckia fulgida
Origem: USA
Luz: Prefere sol directo, mas tolera meia sombra
Solo: Todo o tipo de solo menos solos encharcados
Rega: Moderada, nunca se deve deixar o solo secar completamente.
Propagação: Por semente ou divisão.
Mais uma das plantas importadas, nunca a tinha visto à venda por cá (este verão já a vi à venda em dois sitios...grrr). Embora seja normalmente descrita como uma planta q precisa de solo humido, nalguns sitios vem referida como resistente à seca. Embora ainda não esteja completamente instalada parece-me não ter uns requisitos em água demasiado grandes (tem sido regada apenas uma vez por semana e apesar do calor que se faz sentir mantem-se com bom aspecto)
Quando começou a florir fiquei muito decepcionado porque todos os botões ficaram com as petalas queimadas, achei que as temperaturas por aqui seriam mais altas do que o que as flores conseguiam suportar (é indicada para a zona 9 e o Algarve é zona 10), no entanto quando cortei essas flores começou a produzir novas já sem problemas. As petalas pendentes são mesmo assim e não sinal de falta de àgua.
Por enquanto está a crescer e a florir bastante bem.
quarta-feira, 11 de julho de 2007
Sementes
A minha saga das sementeiras continua (com o sucesso das cassias tomei-lhe e gosto e agora é ver-me a apanhar sementes de tudo o que me aparece à frente!) Desta vez decidi tentar algo diferente e vai daí semeei uma mangueira ( árvore q dá mangas, e não o tubo de borracha usado para regar...ainda não cheguei a tanto!). Passadas duas semanas (quando eu já começava a pensar que dali não ia sair nada) finalmente apareceu a pequena plantinha que mais tarde, se tudo correr bem há de ser uma mangueira e dar mangas saborosas.
O processo de sementeira é relativamente simples mas tem uns truques...
Depois de comida a manga (parto desse pressuposto já que não consigo imaginar desperdiçar a polpa de tão saboroso fruto) o caroço deve ser lavado para retirar todos os restos de polpa e posto a secar. A secagem deve ser feita em local arejado e à sombra e pode durar até 10 dias.
A eliminação do endocarpo é, no entanto, mais facil se realizada 24 horas depois da lavagem, já que quanto mais tempo passar mais rijo se torna.
Utilizando uma tesoura deve retirar-se o endocarpo (porção fibrosa q envolve a semente) tendo o cuidado de não ferir a amendoa (semente propriamente dita). Este processo possibilita uma germinção mais rápida.
A semeadura deve ser feita imediatamente após a remoção do endocarpo, porque a taxa de germinação diminui com o passar do tempo.
Depois é só esperar, normalmente a germinação dá-se entre 15-25 dias pós sementeira.
(As minhas próximas sementeiras já estão na forja...Verbena bonariensis, e Echinacea purpurea. Segue-se novo post sobre sementes quando houver novidades)
sexta-feira, 6 de julho de 2007
Também em flor II
terça-feira, 3 de julho de 2007
Também em flor...
Subscrever:
Mensagens (Atom)