sábado, 30 de junho de 2007

O Verão está aí


Com mais de 30ºC lá fora e nem uma aragem para refrescar, é só isto que apetece fazer, dormitar à sombra. Os trabalhos pesados do jardim terão de ficar para dias mais frescos...

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Aromaticas

Hoje andei a plantar o meu novo canteiro de aromaticas. As plantas escolhidas foram o poejo (Mentha pulegium), a hortelã comum (Mentha spicata), a hortelã pimenta (Mentha piperina) e a erva cidreira (Melissa officinalis)
Como têm tendencia para ser invasivas reservei-lhes um canteiro só para elas, à sombra da romanzeira (já q não gostam muito de sol directo). Agora é vê-las crescer...


Mentha pulegium
Mentha spicata
Mentha piperita
Melissa officinalis

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Em flor

Tecrium hircanum
Salvia microphyla
Croscomia spp
Agapanthus africanus
Bulbine frutescens

Hebe spp
Kniphophia "brimstone"
Origanum vulgare
Ceratostigma plumbaginoides

Tulbaghia violacea

Verbena bonariense
Echinacea palida
Echinacea purpurea "rubinstern"
Bidens ferulifolia

Plectranthus neochilus




Estas são algumas das plantas que estão em flor neste momento.

As minhas meninas!


As minhas cassias continuam bem e até já deram folhinhas novas. A terceira nunca chegou a nascer, mas estas duas vão bem lançadas...

sábado, 23 de junho de 2007

Mais silvestres II

Andando ás voltas pela net, e com a contribuição do paulo e da crix, acho que consegui identificar mais este grupo de silvestres. São elas: Mantisalca salmantica (1), Dianthus broteri (2), Delphinium gracile (3), Cichorium intybus (4) e Torilis arvensis (5)

Vitória, vitória!! (ou...morram seu desgraçados, morram!)

Acabo de vir do jardim, onde sob um sol escaldante acabei de constatar que a batalha contra os pulgões foi ganha! A minha artemisia pode ser oficialmente considerada "pulgões free zone".
Perece que o truque da agua com sabão funcionou às mil maravilhas. Falta agora eliminar os malditos bichos (leia-se pulgões) que infestam as minhas alcachofras...

Croscomias


Vieram de "brinde" com umas plantas q comprei. Não sabia o q eram nem q cor tinham. Quando começaram a florir foi com satisfação q vi q eram croscomias cor de laranja. Por agora são poucas, só 6, mas com o passar do tempo hão de se multiplicar.





As vermelhas são Croscomia "lucifer" e essas sim foram compradas. Passaram por um mau bocado, sendo atropeladas pelo cão umas quantas vezes. Mostraram-se teimosas e recuperaram, cresceram e floriram. O cão, esse, desistiu.

Echinaceas

Echinacea purpurea "Rubinstern"

Echinacea palida
Mais duas plantas importadas (compradas pela net). Plantadas em maio deste ano estão agora a dar as primeiras flores. A Echinacea palida tem flores mais pequenas e como o seu nome indica de um rosa muito claro, a outra desapontou-me um pouco, tem uma cor demasiado viva embora com o passar do tempo esteja a ficar mais clara. Exitei muito antes de as comprar, por um lado são flores lindissimas (não gosto muito de flores mto complicadas, e a beleza simples destas echinaceas conquistou-me completamente), por outro lado não encontrei grandes informações sobre o seu cultivo neste clima. Acabei por me decidir e arrisquei. Por agora estão a portar-se muito bem apesar de já terem sido plantadas mais tarde do que seria aconselhavel. Vamos ver como continuam e se tudo correr bem pró ano ainda aqui estarão e ainda mais bonitas!

sexta-feira, 22 de junho de 2007

We have a winner!


Já foi identificada a planta mistério do meu jardim. Trata-se de um Teucrium chamaedrys. Obrigado ao mr. b. :-)

Ena Ena...


Passados que são dois meses é com satisfação que verifico que já atingi os 1ooo visitantes! Partindo do principio que as visitas não foram feitas pela minha mãe não me parece nada mal. Obrigado a todos vocês que por aqui passam. :-)

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Mais silvestres





Como sempre nomes serão sempre benvindos :-)

Pulgões, update...

Como as joaninhas nunca mais se decidem a mudar-se para o meu jardim decidi tomar as rédeas da coisa, e munido de um borrifador com àgua e sabão (detergente de loiça mais propriamente) vai de borrifar a artemisia. Parece estar a resultar, já se vêem muitos bichos mortos. A continuar assim acho q vou conseguir livrar a pobre planta da maldita praga. Está com um ar miseravel a coitada, nem após a seca estival do ano passado a vi tão mal. Esperemos q uma vez livre dos pulgões comece a recuperar. Entretanto as alcachofras também estão a ficar cobertas de afideos, por isso Joaninhas de Portugal se estão a ler isto (tenho a secreta esperança q sim) há um jardim em Loulé às vossa espera! Toca a dar às asinhas e bora pra cá!

Salvia microphylla






Origem: Sul dos Estados Unidos e Mexico

Luz: Sol directo

Solo: Solos ricos mas bem drenados

Rega: Moderada a escassa

Propagação: sementes e estacas


Forma um arbusto de dimensões médias, coberto de pequenas flores carmezim na primavera e outono (floresce durante o verão mas em menor quantidade). Embora resista à seca estival prefere regas ocasionais (a minha sobreviveu ao verão passado sem qualquer rega mas grande parte da planta secou).

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Por identificar...





Esta é a unica planta não identificada que tenho no jardim. Comprei-a há 2-3anos e, certamente, devia ter o nome no vaso, mas não me lembrei de o apontar nem o fixei. Não a encontro em lado nenhum na net. Alguém por aí faz alguma ideia de qual o seu nome?

Forma um maciço redondo com pequenas folhas verdes o ano todo, nesta altura do ano (e no outono) cobre-se de pequenas flores rosa forte. Muito resistente e sem necessitar de grandes cuidados foi uma das poucas e sobrou da minha primeira tentativa (completamente falhada) de plantar um jardim. Este ano, durante as "obras" de reconstrução do jardim encontrei-a no meio das ervas e resolvi mudá-la para um sitio melhor. Não se ressentiu nada e desatou logo a crescer...agora parece q sempre esteve ali.

domingo, 17 de junho de 2007

Visitas












Alguns dos insectos que andavam pelo jardim hoje.

O sol voltou, a vida continua...




Depois de quase uma semana de chuva finalmente brilha o sol. As plantas no jardim crescem como nunca, produzindo botões, tentando antecipar-se às outras nessa corrida. Os insectos voltaram em nuvens que pairam em volta das flores em busca do tão ansiado nectar. Os gatos , fartos do mau tempo dormitam ao sol como que para recuperar o tempo perdido, e os cães, esses andam loucos pelo jardim, perseguindo borboletas e abelhões. Daqui a um mês já o tempo estará demasiado quente e seco e todos andarão ansiosos por uma sombra e uma brisa fresca. Por agora resta-nos aproveitar o sol de primavera...

Procura-se


Procura-se familia de joaninhas desempregadas que pretenda ocupar o lugar de exterminador de pulgões residente. Oferece-se jardim agradavel cheio de belas plantas, algumas delas cobertas de pulgões. Os candidatos deverão mostrar apetite insassiavel e disponibilidade para iniciar o trabalho imediatamente!

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Silvestres II

Andando às voltas pela net lá consegui identificar as plantas q fotografei nos meus passeios campestres e q publiquei no outro dia. São elas: Clematis flamula (1 e 2), Thymus cephalotus (3),Lonicera etrusca (4), Erythraea centaurium (5 e 6),Cynara humilis (7) e Delphinium pentaginium (8).

E a chuva continua....


Já sonho com estas amoras maduras....A ver se o bom tempo volta para amadurecerem e poderem ser colhidas.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Bulbine frutescens



Origem: Africa do sul

Luz: Sol directo(preferencialmente) ou meia sombra

Solo: sem exigencias particulares, mas com preferencia para solos bem drenados

Rega: Escassa a moderada

Propagação: Por estaca. Não encontrei qualquer referencia acerca da propagação por sementes, de qualquer modo a propagação por estaca é tão facil que não me parece q valha a pena semear.

Forma pequenos macissos de cerca de 50cm de altura por 90 de largura. Existem duas variedades, uma de flores amarelas e outra de flores laranja, sendo a de flores laranja ligeiramente mais pequena e com folhas ligeiramente mais escuras. No meu jardim tenho as duas variedades, a amarela comprada o ano passado já deu origem a mais 3 plantas (uma delas, a da foto, foi plantada directamente no solo há apenas 2 meses e já está a florir. A laranja só a arranjei há 5 semanas, em casa de uns amigos, mas tb já cresce e até já floriu). Como tem folhas suculentas aguenta muito bem periodos de seca prolongados.