sábado, 9 de junho de 2007

Pragas



Hoje descobri que as minhas gazanias e a artemisia estão infestadas de pulgões! Podia deixar a coisa entregue às joaninhas, mas não vejo muitas por aqui (ainda não devem ter ouvido falar neste "restaurante"). Vai daí resolvi tomar as redeas da coisa e acabar com os malditos bichos! Alguém sabe de alguma solução "ecologica" para este problema? (sem ser entregar a coisa ao cuidado das joaninhas). Gostava de conseguir resolver o assunto sem recorrer a pesticidas.

( sempre achei suspeita a quantidade anormalmente grande de formigas a passear pelo jardim...palpita-me q tem alguma coisa a ver com estes pulgões todos...)

4 comentários:

Ana Maria B disse...

Parece que os pulgões são uma espécie de "vacas" para as formigas. Sugam a seiva e excretam um líquido açucarado que as formigas apreciam muito. Parece que são as formigas que levam os pulgões.
A solução ecológica é pulverizar os bichos com água com sabão. Sabão azul ou rosa.Eu tenho feito isso mas não resulta logo, demora 2 a 3 dias. Também os tiro à mão em situações pontuais. Eles não gostam nada...

gintoino disse...

ana maria b obrigado pela sugestão. Andei a investigar na net e foi essa a solução q encontrei. Parece q com agua e dretergente para a loiça tb dá. Hum...amanhã lá vou "dar banhinho" aos pulgões ;-)

CrisB disse...

gintoino, a essa mescla, se quiseres juntar alcool, também ajuda bastante. para mim resulta melhor assim. Mas tens que insistir passados uns dias, de uma forma ou de outra, pois esses pulgõeszecos são muito teimosos.
porque será que já se vêm tão poucas joaninhas?
Cris

gintoino disse...

Cris: obrigado, vou experimentar. Quanto às joaninhas parece q é geral...li hoje no blog "quinta do sargaçal" q por lá tb os pulgões abundam e as joaninhas escasseiam...q se estará a passar?